5 mins read

Entre festas, fé e velocidade Curvelo avança como destino turístico

Curvelo, na região Central de Minas, com quase 80 mil habitantes – segundo estimativa para 2018, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, vem atraindo cada vez mais visitantes. Estrategicamente localizada no entroncamento da BR-135, MG-231 e LMG-754, a cidade dá acesso ao Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e toda a região Nordeste do Brasil e por isso é um caldeirão cultural.

Entre os sabores típicos impossível sair de lá sem experimentar o perfumado e substancioso arroz com galinha.

O povo é, mesmo, festeiro. Em julho acontece “Forró Beneficente”, promovido pela Prefeitura, com apoio de entidades e clubes de serviço. Durante os quatro dias de festa, que já está na 39ª edição, são armadas barracas em praça pública com direito a grandes shows de artistas nacionais, danças e outras brincadeiras típicas. Nessa época a população da cidade costuma dobrar.

E é também de fé. A Festa de São Geraldo – chamada Oitava – que acontece entre 31 de agosto e 8 de setembro, costuma reunir mais de 100 mil pessoas no decorrer da semana na única Basílica dedicada exclusivamente ao santo em todo o mundo. A devoção completa 102 anos em 2019.

Igreja de São Geraldo Foto: Carla Silva

Diante de tantas festas e eventos a hotelaria de Curvelo começa a crescer e já oferece boas opções. O turismo de negócios avança se juntando ao turismo religioso e ao esportivo. Atualmente são ofertados 1234 leitos. Curvelo faz parte do Circuito Turístico Guimarães Rosa, junto com as cidades de Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Pompéu e Presidente Juscelino.

Para conhecer a história do lugar, o endereço certo é o Centro Cultural instalado na antiga Estação Ferroviária. O espaço preservado e revitalizado também abriga exposições temporárias. Quem não resiste a uma lembrancinha e ao artesanato de primeiríssima qualidade produzido na região o endereço certo é o projeto Dedo de Gente, bem ao lado da Matriz de São Geraldo. Criado em 1996, é um premiado projeto social sediado em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e com unidade também em Raposos (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Estação Ferroviária Foto: Carla Silva

A cidade também não abandona sua tradição agropecuária. Em maio é a vez da Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo. Em 2019 foi a 76ª edição, com, aproximadamente, 600 animais, entre bovinos e equinos, foram expostos durante o evento que promoveu leilões, julgamentos de raças, torneios leiteiros, rodeios, principalmente das raças Guzerá, Gir, Nelore, Mangalarga Marchador e Girolando, além de shows e atividades de lazer e compras.

A festa acontece no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, que fica no centro da cidade. Ele tem 70 mil metros quadrados e duas pistas de julgamento de animais, 10 pavilhões para exposição de gado, cinco casas de criadores e um amplo espaço multiúso climatizado, sendo administrado pela AMCZ.

Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo Foto: Carla Silva

Curvelo, que tem origem em ocupações ainda no século XVIII, também sabe ser radical. A paixão nacional pela velocidade tomou forma com a inauguração do Autódromo dos Cristais. O empreendimento, que já consumiu recursos aproximados de R$ 42 milhões é um projeto ambicioso e inédito na América Latina, reunindo a pista, um resort e um clube (conceito race, resort, residence) no espaço de quatro milhões de metros quadrados, sendo mais de um milhão de metros quadrados de mata intocada. Na inauguração, em setembro de 2016, 42 mil pessoas estiveram presentes.

Quando o projeto começou, em 2012, quando cerca de 50 áreas próximas de Belo Horizonte foram avaliadas para receber o complexo dos Cristais. A proximidade da Capital e do Aeroporto Internacional foram fatores decisivos, juntos a ter uma condição climática de pouca chuva, a proximidade do aeroporto internacional e infraestrutura com bons serviços de saúde, educação, bancos e segurança pública.

LEIA MAIS: Turismo Sustentável: 7 maneiras de fazer com que sua viagem melhore o mundo

A pista tem no seu traçado principal 4,4 quilômetros de extensão, 18 curvas e desnível de 30 metros, que garantem esportividade adicional às competições. O circuito é homologado pelas federações Nacionais e Internacionais de Automobilismo e Motociclismo.

Além das competições o Circuito abriga eventos corporativos e sociais. Nos raros finais de semana em que não está sendo utilizado ou passando pelas constantes manutenções exigidas pela natureza das suas atividades, fica aberto ao público que aproveita para a prática de esportes e lazer ao ar livre.

VIAJAR É TUDO DE BOM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *