2 mins read

Museu do Seringal Vila Paraíso

Pouco conhecida, a saga dos “soldados da borracha” no norte do País ajudou a consolidar nossas fronteiras e deu ao Amazonas incríveis histórias de uma gente que domina a natureza e resiste a mais cruel exploração. Distante 25 minutos de barco de Manaus, o Museu do Seringal Vila Paraíso, no Igarapé São João, reproduz em cada detalhe, a opulência e a miséria do ciclo da borracha.

A casa do barão, a Igreja, o acampamento dos trabalhadores, a casa onde a resina líquida era transformada na “bola” para ser transportada, a venda e o seringal. Está tudo lá. A natureza inóspita de calor infernal, chuvas torrenciais e onças à espreita; a dívida que nunca acaba, a saudade, os filhos condenados à mesma sina e o luxo com requintes bretões.

Foto: Michael Dantas

O Museu não fica em uma área original de extração da borracha, mas reproduz em detalhes não só o ambiente, mas também todo o clima, os sentimentos de época. Na igreja, ainda hoje, os funcionários celebram a liturgia católica e quase no final da visita, o turista é convidado a extrair o leite da seringueira. O lugar é impressionante e nos ensina muito sobre a alma e a força do povo brasileiro, especialmente dos nordestinos que foram atrás do eldorado na floresta.

SERVIÇO

Funcionamento:
De segunda a domingo, das 9h às 16h, sendo a última visita com início às 15h
Venda de Ingressos
Taxa de Manunteção: R$ 5,00

Endereço 
Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã Mirim (Zona Rural)
Acesso: Somente por via fluvial (barco: de 25 a 30minutos)
Na Marina do David, no final da Estrada da Ponta Negra, usar uma lancha da ACAMDAF (092) 3658-6159 (Endereço: Avenida Coronel Teixeira, s/n – Flutuante Acamdaf. Marina do Davi – Ponta Negra. Site: acamdafturismo.net).

Contatos
E-mail:  museudoseringal@cultura.am.gov.br
Telefone:  (92) 3631-6047

Site: https://cultura.am.gov.br/portal/museu-do-seringal-vila-paraiso/

Fotos: Michael Dantas/SEC

Confira mais lugares para vistar no nosso Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *