2 mins read

Centro de Referência de Cartografia Histórica

A Capital de Minas Gerais é uma cidade de grandes museus. Tem o Circuito Praça da Liberdade – com mais de 15 -, o Museu de Artes e Ofícios (MAO), na Praça da Estação; o Museu de Arte Moderna da Pampulha (MAP) – em que o próprio conjunto arquitetônico é um museu a céu aberto -;o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), que conta a história de Belo Horizonte; entre muitos outros.

Mas vou destacar o Centro de Referência de Cartografia Histórica, que fica no bairro Horto, na região Leste. A pequena pérola guarda um rico acervo e mapas desde o Brasil Colônia que ocupam salas e corredores do museu. Por causa do ouro, Minas é o estado mais cartografado do Brasil e desenvolveu uma rica arte de produzir mapas que trazem não só muita informação e registram o desenvolvimento do território de diferentes ângulos: econômico, o avanço das divisas, a fragmentação do espaço – Minas é o estado com maior número de municípios do Brasil, com 853, sendo apenas o quarto em área total.

Leia também: #Museusporai Palácio Nacional de Queluz – Portugal

O que mais me chama atenção, porém, e que eu adoro admirar são os mapas “codificados”, se é que posso chamá-los assim (que me perdoem os cartógrafos!). São os mapas produzidos “errados” de propósito. Eles trazem escalas, têm informações trocadas, proporções irreais, entre outros artifícios, para que, caso fossem extraviados, não levassem qualquer um até as minas. Para lê-los corretamente era preciso saber o “código”. Mineradores e mineiros e muito menos mineiros-mineradores entregam facilmente o “mapa do tesouro”.

A casa – chamada carinhosamente de “Palacinho” – que sedia o museu é também um relicário histórico: a primeira residência dos prefeitos de Belo Horizonte. E tudo isso dentro de um museu ainda maior, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG).

COMO CHEGAR

Centro de Referência de Cartografia Histórica – Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês – Belo Horizonte – MG

Site: https://www.ufmg.br/mhnjb/

Fotos: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *