Texto: Gislainy Borges

Edição: Carla Silva

Chegou o verão e com ele as sonhadas férias. Muita gente logo pensa em praia, mas que tal um destino diferente? A nossa sugestão é Macapá, a capital do Amapá, no Norte do país, uma região rica de pontos turísticos e atrações naturais.

Macapá é a única capital cortada pela Linha do Equador do país. A cidade tem toda a orla banhada pelo Rio Amazonas e oferece vários atrativos que valem a visita. A capital possui aproximadamente 480 mil habitantes e reúne algumas curiosidades. Uma delas é justamente o equinócio, fenômeno que ocorre nos meses de março e setembro, e que consiste no alinhamento do sol com a linha do Equador, e faz o dia e a noite terem a mesma duração. Nessas ocasiões, Macapá se enche de turistas, que visitam o monumento Marco Zero, um obelisco com um círculo que é preenchido pelo sol no momento exato em que ele está na linha do Equador.

Leia também

BH ganha lunetas para observação da paisagem urbana da cidade

Viagens nacionais são os destinos preferidos pelos brasileiros nos últimos meses

No Estádio Milton de Souza Corrêa, apelidado de Zerão, a linha do meio de campo coincide com a linha do Equador, e assim, cada time que lá jogar, estará num hemisfério. Outro importante ponto turístico da cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, de 1782, com muralhas de 15 metros de altura erguidas para proteger o Rio.

A Vila do Curiaú, localizada a oito quilômetros da capital amapaense, revela a história de remanescentes quilombolas, além da bela paisagem natural e riquezas da fauna e da flora. Para quem procura por atrações aquáticas, os balneários de Araxá e Fazendinha são os destaques, além de oferecerem várias opções gastronômicas em restaurantes à beira do rio, com destaque para pratos com camarão e peixes, preparados de diversas maneiras. Outro ponto forte em Macapá é o Marabaixo, a maior expressão cultural de Macapá, manifestação folclórica trazida pelos escravos, de música e dança.

Então, prontos? Bon voyage!

Foto: @nascimentofotografo.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.