MIS Cine Santa Tereza propõe um mergulho no cinema espanhol atual
4 mins read

MIS Cine Santa Tereza propõe um mergulho no cinema espanhol atual

A produção cinematográfica espanhola contemporânea, com toda a sua originalidade e diversidade de temas, poderá ser apreciada em Belo Horizonte entre os dias 23 e 28 de outubro. Nesse período, o MIS Cine Santa Tereza abrirá suas portas para a XV Mostra de Cinema Atual Espanhol, que tem entrada franca.

Neste ano, cinco longas-metragens compõem a programação: A Noiva, Desnorteados, Sete Minutos Depois da Meia Noite, A Colmeia e Doñana. 4 estações.

O evento é realizado pelo Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio do Instituto Cervantes BH, – órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol–.

Antes de chegar à capital mineira, a mostra passou pelas cidades de Salvador e Aracaju. Após a temporada em Belo Horizonte, ela segue para Palmas, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília.

O diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte, Luís Javier Ruiz Sierra, comenta que a mostra é uma importante ferramenta para a difusão da cultura hispânica no Brasil. “Nossa programação, que inclui um total de nove capitais, traz alguns dos títulos mais relevantes da cinematografia espanhola recente.

Nesse sentido, romance, relações familiares intrincadas, tópicos da história do país, imigração e meio ambiente são os fios condutores da mostra”.

Agenda e sinopses:

A Noiva (2015)

Diretora: Paula Ortiz / Gênero: Drama, Romance / Duração: 93 min. / C.I.: 12 anos

Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triângulo inseparável, mas, quando se aproxima a data do casamento, as coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar e muito menos se romper.

O filme será exibido em:

23 de outubro, às 19h30

26 de outubro, às 19h30

28 de outubro às 17h

Sete Minutos Depois da Meia Noite (2016)

Diretor: J. A. Bayona / Gênero: Drama / Duração: 100 min. / C.I.: 12 anos

Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está doente com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro. Suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mas também com sua fria e calculista avó. Com esse novo trabalho, J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo imposible”.

O filme será exibido em:

27 de outubro, às 19h

A Colmeia. (1982)

Diretor: Mario Camus / Gênero: Drama / Duração: 105 min. / C.I.: 14 anos

“La Colmena”, baseada no livro homônimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café “La Delicia”, de Madri, em plena pós-guerra espanhola.

O filme será exibido em:

25 de outubro, às 19h30

28 de outubro, às 19h

Desnorteados (2015)

Diretor: Nacho G. Velilla / Gênero: Drama, Comédia / Duração: 102 min. / C.I.: 10 anos

Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de emigrantes. Mas logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.

O filme será exibido em:

26 de outubro, às 17h

Doñana. 4 estações (2014)

Diretor: Javier Molina Lamothe / Gênero: Documentário / Duração: 90 min. / C.I.: Livre

O documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana, que fica na região de Andaluzia. Trata-se de um relato que mostra a biodiversidade e as mudanças estacionais.

O filme será exibido em:

24 de outubro, às 19h30

SERVIÇO

XV Mostra de Cinema Atual Espanhol

Data: de 23 a 28 de outubro

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço: R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

Entrada franca

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria 30 minutos antes de cada sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *