Queijo d’Alagoa: de resiliência também se faz queijo e rota turística
5 mins read

Queijo d’Alagoa: de resiliência também se faz queijo e rota turística

Texto: Daniela Maciel / Fotos: Oswaldo Filho / Edição: Carla Silva

As Terras Altas da Mantiqueira sempre foram generosas em águas e nos sabores dos frutos da sua terra e na culinária que ali se desenvolveu. A principal estrela sempre foi o café, mas como em Minas um bom ‘cafezin’ vem acompanhado de um ‘pedacin’ de queijo, não seria o Sul de Minas a se furtar dessa tradição.

Em 2009 as delícias produzidas em Alagoa, cidade de menos de 3 mil habitantes em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passaram a ser distribuídas para o mundo todo através do e-commerce.

O Queijo d’Alagoa passou a carregar o nome da cidade para todo o Brasil e a colocar o trabalho de Osvaldo Martins de Barros Filho – o Osvaldinho – no caminho de todos os apaixonados pelo queijo mineiro e pela Serra da Mantiqueira.

PRÊMIOS

Não satisfeito, o moço passou a colecionar prêmios de gestão e, claro, seus queijos também passaram a ganhar medalhas. Em 2013 recebeu o Prêmio José Costa, Troféu Araujo Modesto, da Fundação Dom Cabral (FDC) e Diário do Comércio. Em 2014 foi a vez do Troféu MG Turismo, do Jornal MG Turismo de Belo Horizonte. No mesmo ano, venceu em 1º Lugar o Concurso O Melhor Queijo de Alagoa, e recebeu medalha de prata e de bronze no I Prêmio Queijos Brasil. Já em 2016 o Queijo Faixa Dourada e o Queijo do Coronel receberam medalha de prata no II Prêmio Queijos Brasil. Em junho de 2017 a premiação foi internacional. O Queijo Alagoa Grande recebeu Medalha de Bronze no Mundial Du Fromage, em Tours, na França.

Destacando-se entre 700 queijos de mais de 20 países. Em seguida, a “Queijo d’Alagoa-MG”  recebeu Certificado de Honra ao Mérito do Governo de Minas Gerais. Em outubro, no IIIPrêmio Queijos Brasil o Queijo Faixa Dourada recebeu o Troféu Super Ouro,considerado o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil, além da Medalha deOuro. O Queijo Alagoa Branca também recebeu medalha de ouro. O Queijo Alagoa Pequena, Queijo Alagoa Grande e o Queijo Mantiqueira Real receberam medalha de Prata. Destacando-se entre 403 queijos de norte a sul do Brasil. E, por fim, em abrilde 2018 a Queijo d’Alagoa-MG foi finalista e recebeu o Prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa.

TURISMO

Agora se o queijo já leva o nome de Alagoa para o mundo, é hora das pessoas irem até Alagoa conhecerem as beleza e sabores do lugar in loco. A Rota do Queijo e do Azeite convida os visitantes a conhecer todas as fases da produção dos dois produtos artesanais de Alagoa e provar todos os sabores que só existem no alto da Mantiqueira.

“Existe a rota expressa que privilegia o acompanhamento da produção e a rota completa em que levamos os turistas para um passeio dentro do Parque e outros atrativos naturais da cidade. Já tivemos os primeiros ônibus que saíram de Belo Horizonte e de São Paulo e temos recebido o convite de outros receptivos para a compra do pacote. A Rota é um produto turístico pronto para venda”, explica Osvaldinho.

Visita em uma queijaria

Alagoa faz parte do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira – junto com Aiuruoca, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde – e do Caminho Velho da Estrada Real. Originária de um povoado surgido em 1720, está a 1100 metros em sua parte mais baixa e 2.370 metros no Pico de Santo Agostinho, que fica dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio, e é a cidade mais alta do Circuito.

“É impressionante como depois que o Queijo d’Alagoa se tornou conhecido com as pessoas passaram a se interessar pela cidade. A medalha de bronze no Mundial du Fromage na França e a conquista do melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil, no Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil, em 2017, foram divisores de águas para a empresa e para a cidade”, comemora o empresário.

PARABÉNS OSWALDINHO! ADMIRAMOS MUITO O SEU TRABALHO!

SERVIÇO

Compre os queijos e azeites: www.queijodalagoa.com.br

Telefone de contato: (35) 99888 – 5913.

O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail rotadoqueijoedoazeite@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *