#Museusporai Palácio Nacional de Queluz – Portugal
2 mins read

#Museusporai Palácio Nacional de Queluz – Portugal

Texto e Fotos: Carla Silva

Nas minhas andanças por Portugal em 2014 visitei o Palácio Nacional de Queluz, a casa oficial da Família Real Portuguesa. Para quem gosta de história é um lugar perfeito para  visitar.

O Palácio fica a 15 minutos de trem da capital Lisboa. O museu e  e os seus jardins históricos constituem um dos exemplos mais notáveis da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram os ambientes e vivências da Família Real e da corte portuguesa na segunda metade do século XVIII e início do XIX, ao mesmo tempo que apresentam a evolução do gosto neste período marcado pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo, remetendo para momentos de grande relevância histórica, na transição do Antigo Regime para o Liberalismo.

Sala do Trono

Família Real

Dom João VI , Carlota Joaquina e seus filhos moraram em Queluz.

Quarto Dom Quixote

Quarto em que nasceu e morreu Dom Pedro I em 1834. A arquitetura do cômodo cria a ilusão de um espaço circular, oito colunas  que cortam os cantos da sala e sustentam uma cúpula no teto. O nome deriva do tema das pinturas sobre as portas e teto baseadas na vida de Dom Quixote.

Corredor dos azulejos

Painéis de azulejos representam as quatro estações, os quatro continentes, cenas da mitologia clássica e cenas de caça.

Sala dos Azulejos

Jardins de Queluz

Os jardins do Palácio Nacional de Queluz foram cenários de festas da Família Real, abrangem cerca de 20 hectares. Eles formam um unidade com os edifícios, cujas fachadas se prologam em jardins com estátuas inspiradas na mitologia clássica e bosques ao estilo francês.

Destaque para o Lago Nereide, conjunto de esculturas de Cheese (século XVIII) exibindo Netuno.

Lago Nereide

Saiba mais em:  www.parquesdesintra.pt 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *