Grande Sertão Veredas é o tema do Circuito Gastronômico da Pampulha 2018
3 mins read

Grande Sertão Veredas é o tema do Circuito Gastronômico da Pampulha 2018

Começou no dia 10 de setembro a 9ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha. Neste ano,  cada um dos dos 17 restaurantes convidados elaborou um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema deste ano: “Grande Sertão Veredas”. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma expedição gastronômica durante o início de julho, para ‘beber da fonte’ do Cerrado Mineiro e conhecer a fundo os ingredientes e segredos desta região tão rica de Minas Gerais.

Os restaurantes participantes são Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus – Espaço Jaraguá, Degraus – Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.

Cada um deles apresenta duas opções diferentes de pratos para escolha, ambos inspirados no mundo de Guimarães Rosa e, ao pedir um prato, o do acompanhante é gratuito. Para isso, basta o participante retirar o voucher no site do Circuito ou ter em mãos o guia distribuído nos restaurantes. Entre as opções há iguarias preparadas com pimenta de macaco, buriti, castanha de baru, urucum, carne de sol, paçoca e muitos outros ingredientes especiais. Os clientes podem também votar em seus pratos favoritos e escolher os destaques do Circuito de 2018.

Oficinas

As Cozinhas Show continuam nesta edição, com foco em associar a gastronomia ao patrimônio do Estado. A primeira será no dia 10 de setembro no Mercado Central, depois dia 22 de setembro no gramado do Mineirão e no dia 23 de setembro, no Iate Tênis Clube. Elas serão ministradas pelos chefs dos restaurantes participantes e as inscrições são gratuitas. As informações para quem deseja se inscrever estão no site do Circuito.

O chef Edson Puiati ministra também a oficina “A Gastronomia em Minas”, direcionada aos cozinheiros, chefs e pessoas interessadas no tema, nas cidades de Confins (26 de setembro), Vespasiano (10 de outubro) e Lagoa Santa (23 de outubro). Durante a oficina, Puiati aborda a gastronomia mineira como patrimônio imaterial do Estado. Entre os temas a serem tratados, estão a importância dos modos de fazer e viver relacionados à gastronomia, conta um pouco da história da comida mineira, incentiva a utilização dos temperos, hortaliças e produtos locais e também busca despertar e promover a conscientização da importância da nossa culinária. As inscrições podem ser feitas no site do circuito.

Sobre o Circuito

Desde 2010, o Circuito Gastronômico da Pampulha nasceu em 2010 e tem o objetivo de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

SERVIÇO

Circuito Gastronômico da Pampulha 2018

Data: 10 de setembro a 28 de outubro

Atrações:exposição fotográfica + oficinas gastronômicas + cozinhas show + 17 restaurantes

Lista completa dos restaurantes e pratos: arquivo anexo

Mais informações: http://www. circuitogastropampulha.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *