Quais são os tipos de açúcar?
1 min read

Quais são os tipos de açúcar?

O AÇÚCAR é usado em muitas receitas. Além de adoçar, ele dá textura para as misturas e equilibra os sabores.  Existem vários tipos diferentes do insumo, listamos abaixo os principais:

Cristal

Esse açúcar tem como característica os cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados. É perfeito para preparar receitas e adoçar líquidos e para uso decorativo em pães, docinhos e biscoitos.

Refinado

Este é o açúcar mais utilizado na culinária. Sua fórmula é composta por grãos finos e irregulares que são fáceis de serem dissolvidos e misturados. No processo de fabricação, são adicionados produtos químicos para que ele fique branquinho e saboroso. Porém, ocorre a perda de vitaminas e sais minerais.

Demerara

É um açúcar com sabor mais intenso e que tem o processo de fabricação bem parecido com o açúcar cristal – mas não recebe aditivos químicos. Os grãos têm aparência marrom-claro ou caramelo e são levemente mais úmidos, devido ao alto teor de melaço de cana que envolve o açúcar. É difícil de ser dissolvido e é perfeito para preparar pães e biscoitos.

Mascavo

É um açúcar escuro, úmido e de sabor forte, pois é extraído depois do cozimento do caldo da cana. Ele conserva o ferro, cálcio e outros sais minerais. Por ter um gosto bem parecido com o do caldo da cana, não agrada a todos os paladares. É um açúcar bastante recomendado por nutricionistas por possuir mais nutrientes do que os outros e ter um preço acessível. Fica gostoso se você utilizar o açúcar mascavo em tortas, bolos e pães.

Qual é o seu tipo preferido? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *